Heloisa Marra
: Heloisa Marra

belair

Com sabor de anos 60, a bordo de um chevrolet Bel Air verde piscina, o filme faz você entrar em órbita e viajar no tempo aos Estados Unidos da Guerra Fria, da corrida espacial e da segregação racial. A grande história, contada de maneira bem humorada pelo diretor Theodore Melfi, é esse departamento de talentosas matemáticas e analistas de dados negras funcionando na instalação da NASA no Sul dos Estados Unidos.

hiddenblack


Katherine Johnson calculou o vôo do astronauta John Glenn

Numa Virginia onde negros não podiam frequentar escolas, bibliotecas e faculdades de brancos, até os banheiros e a cafeteria no trabalho eram separados. É nesse clima que Katherine Johnson, vivida por Taraji Henson, única negra na fechada elite de engenheiros e matemáticos, liderada por Al Harrison (Kevin Costner), consegue calcular com precisão a curva de vôo do astronauta John Glenn.

katherinejohnson


Mary Jackson: craque em aeronaves experimentais

Mary Jackson, outra pioneira de Langley vivida por Janelle Monáe, comove pela luta para conseguir o direito a frequentar uma faculdade de engenharia só para brancos. Na vida real, Mary trabalhou com análise de dados em experimentos com túnel de vento e de aeronaves experimentais em Langley, primeiro como matemática e depois como engenheira.

Jackson

Ela ajudou muitas mulheres e grupos minoritários a avançar em suas carreiras, aconselhando sobre como estudar para mudar o título de matemática para engenheira.

Dorothy Vaughan: primeira supervisora negra nas pesquisas espaciais

Dorothy Vaughan, interpretada por Octavia Spencer (indicada ao Oscar na categoria de atriz coadjuvante) foi a primeira supervisora negra no NACA (Comitê Nacional para Aconselhamento sobre Aeronáutica).

dorothyvaughan

Chefe das Computadoras Oeste, grupo formado só de mulheres negras, era tão craque em FORTRAN (linguagem de programação pioneira) que acabou trabalhando com as "Computadoras Leste" brancas para escrever um manual teórico sobre métodos algébricos para as máquinas calculadoras mecânicas.

Três indicações ao Oscar 2017

"Estrelas além do tempo" tem três indicações ao Oscar 2017: melhor filme, atriz coadjuvante com Octavia Spencer e roteiro adaptado. Composta por Benjamin Wallfisch, Pharrell Williams e Hans Zimmer Music, a música é perfeita. O figurino de época, com direito a sutiãs pontudos e cinturas marcadas, deixa para as mulheres o colorido num mundo masculino, onde o uniforme era camisa branca e gravata preta.

kevincostner

Kirsten Dunst está perfeita como Vivian, a branca da ala Leste. Jim Parsons, de "The Big Bang Theory", interpreta Paul Stafford, um engenheiro que morre de inveja de Katherine Johnson. E Kevin Costner, o máximo, mascando seu chiclete, como Al Harrison, derrubando as placas de segregação dos banheiros e bradando: "Na NASA todos mijam da mesma cor".


Receba nossa Newsletter!

 
amandas_heloisa_marra4.png